quarta-feira, 5 de julho de 2023

Migração

 

Migração é o deslocamento de indivíduos dentro de um espaço geográfico de forma temporária ou permanente, são movimentos populacionais de um determinado local para outro.

Emigração é a saída de indivíduos ou grupos de seu local de origem para se estabelecer em outro, ele é chamado de emigrante visto do ponto de vista do seu local de origem.

Imigração é a chegada ou entrada de indivíduos ou grupos no local de destino, ele é chamado de imigrante do ponto de vista do local que o acolheu.

As migrações podem ser internas quando ocorrem dentro do próprio país ou internacionais quando ocorrem de um país para outro.

O êxodo rural é o deslocamento em massa, ou seja, de uma grande quantidade de pessoas campo (área rural) para Cidade (área urbana).

A migração pendular é quando a pessoa sai todos os dias para trabalhar em outra cidade e retorna para sua residência no final do dia.

A migração sazonal está ligada as estações do ano, onde o migrante sai de sua cidade em determinado período do ano, retornando posteriormente. Um exemplo são os trabalhadores que saem das regiões secas do Nordeste em busca de trabalho em outras regiões.

A migração espontânea ou voluntária acontece de acordo com a vontade do indivíduo, geralmente acontece para buscar melhor qualidade de vida (emprego, estudo, moradia...).

A migração forçada ou de refúgio está atrelada a fatores externos à pessoa e ocorre contra a sua vontade, as pessoas estão fugindo de guerras, conflitos políticos ou desastres naturais e climáticos.

 


Prof. Wallace


Nenhum comentário:

Postar um comentário